sexta-feira, 29 de maio de 2020

Lição 7 - Como e Quando a Pessoa Recebe a Salvação pela Fé


HERMENÊUTICA DA RESTAURAÇÃO - 2TRI - 2020

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EBNESR
Prof. Alcides Marques











Lição 7 - Como e Quando a Pessoa Recebe a Salvação pela Fé
Leitura: Atos 8:26-40


Quando Jesus Cristo depois de Sua ressurreição deu a Grande Comissão, Ele disse:

Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16).”

“...Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os…”(Mateus 28:19).

Anteriormente Ele havia dito a Nicodemos: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. (João 3:5).”

A pessoa vê o que Jesus queria dizer por “água” mais tarde neste mesmo capítulo:

“…Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judeia, onde passou algum tempo com eles e batizava. (João 3:22).” As pessoas vieram a João e disseram: “[Jesus] está batizando, e todos estão indo a Ele (João 3:26).” Os fariseus ouviram que “Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. (João 4:1-2).”
Como notado na lição anterior, as Escrituras ensinam que Deus salva por causa de Sua graça e sacrifício de Cristo; Ele salva por meio da fé, expressa de acordo com as Suas instruções; e Ele salva com o resultado de que os cristãos demonstram o fruto de boas obras.

Estas verdades não propunham nenhum conflito no primeiro século. Jesus claramente não via nenhuma contradição entre oferecer graça e exigir arrependimento e batismo! Todavia, muita controvérsia tem surgido, e isto continua hoje em dia.
Especificamente, muitos têm perguntado:

Quando e como a pessoa pela fé recebe a graça de Deus?
Para começar, há muitas respostas conflitantes dadas sobre esta questão!
Alguns dirão: “Quando Deus age diretamente e irresistivelmente no coração humano, levando a pessoa a nascer novamente espiritualmente.” Ou “Quando a pessoa sente interiormente que Deus o salvou.”
Outros dirão: “Quando a pessoa é aspergida quando criança.” Ou, “Quando a pessoa, tendo sido aspergida quando criança, alcança uma fé pessoal e passa por confirmação.”
Ainda outros insistem: “Quando a pessoa pede a Jesus para entrar em seu coração por meio da ‘Oração do Pecador.’ Esta pessoa é salva naquele momento, mas deve mais tarde ser batizada porque Deus o ordena.”
Como em todas as outras áreas de fé e prática, o Apelo da Restauração busca responder esta questão por meio da volta ao Novo Testamento.

Lições anteriores nesta série têm notado que a Bíblia autoriza por meio de afirmações diretas (quer sejam “comandos” no sentido estrito ou não), exemplos, e implicações.
O que o livro de Atos revela sobre como a pessoa vem a Cristo para a salvação?
1. A Multidão no Dia de Pentecostes – Atos 2:14-41 Aqueles que responderam ouviram a Palavra, receberam a Palavra (creram) (2:41). Arrependeram-se de seus pecados (2:37-38). Eles foram batizados para o perdão dos pecados (2:38-41), e foram acrescentados ao povo de Deus (2:47).
“Arrependam-se, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e receberão o dom do Espírito Santo (Atos 2:38).”
2. As Pessoas de Samaria – Atos 8:5-13 Elas ouviram a Palavra, creram na Palavra, (8:12-13) e foram batizadas (8:13).
3. O Etíope – Atos 8:26-40 Ele ouviu o evangelho, baseado em Isaías 53. Ele creu (8:36-37), ele confessou (8:37), ele foi batizado (8:38), e ele se alegrou (8:39).
4. Saulo (Paulo) – Atos 9, 22, 26 Ele creu, chamando Jesus de “Senhor (22:8-10).” Ele se arrependeu, perguntando: “O que eu farei (22:10)?” Ele confessou, chamando Jesus de “Senhor (22:8-10).” Ele foi batizado (9:18), depois Ananias perguntou-lhe: “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele (22:16).”
5. Cornélio, com seus parentes e amigos – Atos 10:34-48 Eles ouviram o evangelho e creram (10:34-43). Deus enviou o Espírito Santo para provar que estes gentios poderiam ser salvos (10:44-46). Pedro ordenou que fossem batizados em água (10:47-48).
6. O Carcereiro em Filipos e Sua Casa – Atos 16:25-34 Eles ouviram o evangelho e creram (16:31-32). O carcereiro mostrou seu arrependimento por lavar os ferimentos dos prisioneiros (16:33). Eles foram todos batizados imediatamente (16:33). Eles se alegraram por terem crido em Deus (16:34). Note: Paulo e Silas disseram-lhes para “crer (16:31;” então lhes disseram como expressar a sua crença , de modo que foram batizados na mesma hora da noite (16:33). O fato de que toda a casa foi batizada não implica que crianças sem fé foram batizadas. Cada pessoa que foi batizada era capaz de ter fé (16:34).
7. Lídia e sua casa – Atos 16:13-15 Eles ouviram o evangelho e creram (16:13-14). Eles foram batizados (16:15).
8. Os Coríntios – Atos 18:1-17 Eles ouviram o evangelho, creram, e foram batizados (18:8).


Quando a pessoa estuda Atos e raciocina a partir das várias vias de autoridade bíblica, ela vê que os casos de conversões do Novo Testamento consistentemente afirmam o seguinte:
✔ O evangelho é para todos. Ninguém está além do alcance da graça salvadora de Deus. Ninguém está excluído por alguma predeterminação divina com respeito a quem pode ser salvo.
✔ A pessoa recebe a graça de Deus quando ela, depois de ouvir o evangelho, expressa sua fé por confissão de Jesus Cristo, arrependimento do pecado, e batismo em Jesus Cristo.
✔ Confissão, arrependimento e batismo não são feitos meritórios que ganham a salvação. São expressões de fé na graça de Deus.

✔ Arrependimento e batismo estão inseparavelmente ligados. Não podem ser excluídos nem minimizados.
✔ O sujeito do batismo, a pessoa que pode ser batizada, é um pecador penitente, não uma criança.
✔ O propósito do batismo é receber a salvação. A pessoa que é batizada sabe que está perdida. Ela não é primeiro salva, depois batizada. O batismo precede e é pré-requisito para a salvação e o perdão dos pecados.
✔ O momento do batismo é imediato. Ninguém jamais adiou sua resposta ao evangelho, uma vez que a pessoa estivesse sob convicção do pecado.
✔ O elemento no qual o batismo acontece é a água. O batismo não ocorre no coração da pessoa; a pessoa não nasce de novo através de alguma experiência puramente interior.
✔ O modo do batismo é imersão, não aspersão ou derramando água. A palavra “batismo” é uma transliteração de uma palavra grega que significa imergir, mergulhar, ou afundar. Os gregos até hoje usam esta palavra para se referir a navios que afundaram.
✔ O resultado do batismo é alegria.

O resto do Novo Testamento também confirma estas verdades:

Romanos 6:1-14 O batismo é uma imersão na união com a morte, sepultamento, e ressurreição de Cristo. Neste momento a pessoa “morre” para o pecado e “ressuscita” para a nova vida em Cristo. Antes do batismo, a pessoa está morta no pecado; depois do batismo ela está morta para o pecado.
1 Coríntios 10:1-2; 12:13 Deus trazendo Israel da escravidão para a salvação através do Mar Vermelho é chamado de “batismo.” Cada pessoa que crê entra no corpo de Cristo através do batismo.
Colossenses 2:11-12; 3:1-4 No batismo a pessoa é “circuncidada” no sentido em que Deus remove seu pecado. “Sepultados com Ele no batismo” e “ressuscitados com Ele por meio da fé” indica que o batismo está inseparavelmente ligado à fé como sua necessária expressão exterior.

Gálatas 3:26-27 A pessoa se torna um filho de Deus pela fé, porque esta pessoa se revestiu com Cristo no batismo.
1 Pedro 3:18-22 Como Deus salvou Noé e sua família “através da água,” Deus salva as pessoas hoje em dia “através da água.” A água que salvou Noé tipifica ou representa a água do batismo. Num sentido instrumental, “o batismo agora salva vocês.” Isto é, Deus salva através do batismo.

Vamos ao Exercício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário